Abertas inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica

ivone celular 396

Um dos maiores eventos do País na área de robótica está com as inscrições abertas. É a Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2018. Com mais de dez anos de realização, a OBR é uma olimpíada científica dividida em duas modalidades: prática e teórica. A OBR é totalmente gratuita e podem participar alunos matriculados em escolas de Ensino Fundamental, Médio e Técnico. A coordenação nacional desta edição é da UFSCar. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio pelo site www.obr.org.br, onde também está disponível o manual de inscrições, que esclarece todos os procedimentos.
Na modalidade teórica, os alunos não precisam ter conhecimento específico de robótica e, na primeira fase, prevista para 8 de junho, as provas são realizadas diretamente na escola de cada estudante inscrito. Já a segunda fase desta modalidade acontece no dia 24 de agosto, nas sedes regionais da OBR. As provas são elaboradas por uma comissão de professores e todas as questões demandam conteúdos do Ensino Fundamental e Médio para resolver problemas práticos do dia a dia, a partir da robótica. Os melhores alunos dessa modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho em nível nacional.
Já a modalidade prática consiste em um desafio: considerando a simulação de um desastre natural, as equipes de até quatro alunos recebem a missão de construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. Os inscritos na modalidade prática deverão participar de eventos regionais e, conforme sua classificação, das etapas estaduais e da final nacional, que ocorrerá em João Pessoa (PB), em novembro de 2018.

Estudantes de Ilhéus aprendem a empreender com aulas na cozinha  

fabio araripe

Cerca de 40 estudantes do Colégio Estadual Fábio Araripe Goulart, em Ilhéus, Região Sul da Bahia (a 446 km de Salvador), colocaram literalmente a mão na massa para aprender fundamentos do empreendedorismo. Com os componentes curriculares das disciplinas de Práticas Integradoras e Iniciação Científica, os alunos aprenderam na cozinha da escola a preparar bolinhos de sonhos, sempre atentos a todos os processos químicos e físicos ligados à produção do alimento. O processo envolve, ainda, a elaboração do plano de negócios para viabilizar a venda e a distribuição dos produtos aos interessados em ter um complemento na renda familiar.

A professora Adeline Gomes, que, juntamente com a professora Sônia Lopes, desenvolveu o projeto, destacou como surgiu a ideia de aliar a prática das disciplinas ao empreendedorismo. “Dentro do Programa de Educação Integral (ProEI) decidimos realizar uma atividade que pudesse proporcionar ao estudante a empreender, já o preparando para o mundo do trabalho. Junto a isso, poderíamos trabalhar assuntos direcionados a diversas outras matérias aprendidas na teoria dentro da sala de aula, aliando isso à criação de um plano de negócios através do qual os estudantes fazem todo o levantamento para a comercialização. Com isso, pretendemos continuar a realizar essas atividades trazendo a produção de outros produtos, como a broa que tem um ótimo mercado no nosso município”, explicou.fabio araripe 2

A estudante do 2º ano, Ana Caroline Rocha, 16 anos, contou sobre a experiência da atividade para os alunos. “É muito interessante, porque é uma forma inovadora e diferente para a gente aprender. Essa oportunidade está mostrando um pouco das alternativas que temos para empreender sem precisar de muito gasto. Já estamos pensando em trabalhar na produção destes alimentos para vender e arrecadar um dinheiro para a formatura do Ensino Médio. Vai ser bom fazermos isso de forma coletiva”, ressaltou.

Segundo o estudante do 2º ano, Kailã Souza, 20, a expectativa é que o aprendizado ajude futuramente na renda familiar. “Eu já tinha interesse por essa área, porque gosto de cozinhar. Mas o projeto ajuda em todos os aspectos, que vão desde avaliar o custo de produção até o retorno financeiro que podemos ter com a atividade. E não posso deixar de dizer que aprender dessa forma é muito mais divertido e motivador para frequentar a escola e as aulas”, afirmou.

 

Prepare-se… Vem aí o Encontro Territorial do NTE 05 dos Líderes de Classe!

20151124144323

O Núcleo Territorial de Educação 05 (NTE05) já tem a data do seu Encontro Territorial de Líderes de Classe 2018: 24 de maio! O evento acontecerá no Colégio Modelo de Ilhéus, alocado na Av. Roberto Santos, 3 – Malhado, das 08:00 às 17:00 horas.

Esse “encontrão” promoverá um intercâmbio entre os líderes de classe das diferentes unidades escolares do mesmo território. O evento terá algumas ações, como: palestras, oficinas sobre os planos de ação, além de uma plenária para socializar e expor as demandas dos alunos e de suas escolas.

Fique atento que o Núcleo irá entrar em contato com a sua Unidade Escolar!

Secretaria da Educação do Estado convoca aprovados em seleção REDA para diferentes funções  

Eleição-para-Líderes-de-Classe-20174

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está convocando os candidatos aprovados nos processos seletivos realizados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Nesta quinta-feira (19), foram publicados editais no Diário Oficial do Estado (DO) para diferentes funções: técnico de nível médio/ mediador do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITEC), professor da Educação Básica (substituto), professor da Educação Básica e Básica do Campo, preceptor de Estágio de Enfermagem e pessoal para a Educação Inclusiva, nas funções de: Técnico de Atendimento Educacional Especializado (Técnico AEE), Tradutor/intérprete de LIBRAS.

A orientação é para que os aprovados e convocados compareçam, imediatamente, ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) para os quais foram selecionados. No caso da Região Metropolitana de Salvador, os convocados deverão comparecer à sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sala 138, para a apresentação dos documentos necessários à contratação. Os editais de convocação podem ser conferidos no Portal da Educação:http://institucional.educacao.ba.gov.br/selecaoconcursos

Agente de portaria – A Secretaria da Educação do Estado também divulgou, no Diário Oficial, desta quinta-feira (19), a lista dos candidatos classificados e desclassificados para a função de agente de portaria. Os mesmos terão dois dias úteis subsequentes à publicação no DO para realizar a interposição dos recursos. A ação pode ser feita via internet, através do endereço eletrônico: curso.inscricao@educacao.ba.gov.br, ou por meio do Setor de Protocolo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida 5 , nº 550, Superintendência de Recursos Humanos da Educação – SUDEPE/DIPES, 1º andar, sala 123, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O documento do recurso deve constar o endereço para correspondência, telefone, e-mail e assinatura do candidato.

Após a homologação do resultado final, os candidatos aprovados para agente de portaria serão convocados conforme distribuição de vagas, por meio de edital a ser publicado no DOE. Os critérios seguem segundo a opção de função temporária por Núcleo Territorial da Educação (NTE), unidade escolar e município observando rigorosamente a ordem de classificação final do Processo Seletivo Simplificado (lista de ampla concorrência, lista de candidatos negros e lista de candidatos com deficiência).

Iniciadas as obras do Campus Integrado de Educação Básica em Itabuna

IMG-20180418-WA0033

As obras do Campus Integrado de Educação Básica em Itabuna já estão em andamento, os muros que separavam as quatro unidades escolares: CETEP do Litoral Sul II, Complexo Integrado de Educação de Itabuna, CAP Grapiúna e Colégio Estadual de Itabuna, estão sendo demolidos e aos poucos a integração começa a acontecer.

Felipe Francisco do 9º ano do Colégio Estadual de Itabuna, sinaliza que: “essa proposta trará muitos benefícios para os alunos, que  poderão interagir uns com os outros, vai ser uma coisa muita lúdica,  um avanço para Itabuna e região e também vai beneficiar não só os alunos, como toda a comunidade, pois está havendo muitas mudanças boas dentro e fora da escola, e, desta forma,  Itabuna será atendida pelo estado”.

O professor de matemática do Complexo Integrado de Educação de Itabuna, José Carlos confessou que não acreditava muito no projeto, como afirma: “a princípio eu estava duvidoso de que essa proposta realmente pudesse acontecer, agora percebo que é uma proposta inovadora e interessante, porque nós formamos um grupo de escolas que trabalham desde o 5º ano até a o nível superior, então por que não unir todos em prol do mesmo objetivo que é educação? Espero que essa ação beneficie a todos e tenhamos paciência, pois passaremos por alguns percalços, mas nós vamos superar e o resultado de tudo isso será uma educação pública de qualidade para todos”.

Para Adriana Lima diretora do Colégio Estadual de Itabuna, as expectativas são altas:  “penso que esse projeto seja um ganho para a sociedade de  Itabuna, pois o novo sempre vem e que venha com qualidade, pois temos uma preocupação com nossos alunos de que eles recebam isso de coração aberto, assim como, os pais e os professores que já foram informados e debaterem sobre essas mudanças . Esperamos uma proposta pedagógica merecedora dessas escolas, por um trabalho que já vem sendo desenvolvida há muito tempo.” Ela ainda parabeniza o trabalho de Rui Costa:  “Eu acho que o governador da Bahia está de parabéns por essa iniciativa e que a gente possa obter  sucesso com esse campus da educação básica e vamos receber todos e todas de braços abertos brevemente.”IMG-20180418-WA0027

O projeto está previsto para ser inaugurado em meados do mês de agosto deste ano, segundo informações recebidas de Josefina Castro, diretora do Núcleo Territorial de Educação 05 (NTE05).

Professores e profissionais da Educação podem se inscrever gratuitamente no Virtual Educa Internacional Bahia 2018  

VirtualEduca(1) (1)

Os professores e profissionais de Educação das redes estadual, municipal e federal do Estado da Bahia podem se inscrever gratuitamente para participar do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores encontros internacionais de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, que será realizado, pela primeira vez na Bahia, entre os dias 4 a 8 de junho. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio, através do link <virtualeduca.org/bahia2018/inscripcion/> ou pelo Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Também seguem abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para que educadores de todo o Brasil possam apresentar trabalhos durante o Virtual Educa Bahia 2018. A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão científica internacional e divulgada no dia 7 de maio. A inscrição é gratuita e deve ser realizada on-line, no endereço <virtualeduca.org/encuentros/bahia2018/PT/ponencias> ou pelo Portal da Educação.  Após a comunicação dos trabalhos selecionados para a apresentação no evento, os autores terão um prazo para confirmar a participação, bem como para solicitar revisões de possíveis erros. O resultado final dos selecionados será publicado no dia 11 de maio e a programação geral do encontro, no dia 25 de maio.virtualEduca2 (1)

O Virtual Educa reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, Caribe e da África e terá como tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”. As atividades acontecerão no novo Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a ser inaugurado no antigo ICEIA, no bairro do Barbalho, em Salvador. Paralelamente, o Virtual Educa envolverá o Fórum Global de Educação e Inovação “Cooperação Sul-Sul” voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, a ser realizado no Porto de Salvador.

Sustentabilidade – O Virtual Educa opera por meio de uma aliança de organizações internacionais, agências multilaterais e instituições públicas e privadas, reunindo os setores público, empresarial, acadêmico e da sociedade civil. A 19ª edição do Encontro marcará o lançamento do programa Think Blue, do Banco Mundial, que visa estabelecer um marco mundial sobre a economia do mar, com foco na sustentabilidade e na economia sustentável. No ano passado, o evento reuniu mais de 29 mil pessoas em Bogotá, na Colômbia.

 

Estado inscreve para seleção REDA de professor da Educação Profissional para a capital e o interior

03.01 - Final do projeto Desafio Tecnologia para a Educação - Divulgação (5) 

A Secretaria da Educação do Estado está com inscrições abertas, até o dia 23 de abril, para o processo seletivo de professores para a Educação Profissional e Tecnológica, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). São ofertadas 130 vagas, sendo 100 para professores que irão atuar no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design e 30 para o Eixo Recursos Naturais. As inscrições são feitas, exclusivamente, pelo site: selecao.ba.gov.br.

A oferta para o Eixo Recursos Naturais é para professores que irão atuar no curso técnico de nível médio em Agroecologia, nos Centros Estaduais (CEEP) e Territoriais (CETEP) de Educação Profissional e anexos, localizados nos municípios de Itaitê, Wagner, Conceição do Coité, Itaberaba, Barra do Choça e Conceição do Almeida. Estes cursos são ofertados em regime de alternância, por meio do qual os alunos ficam parte do período interno na unidade escolar e parte nas suas comunidades.

Já os professores do Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Designer irão atuar nos cursos de Canto, Cenografia, Composição e Arranjo, Comunicação Visual, Conservação e Restauro, Dança, Figurino Cênico, Instrumento Musical, Multimídia, Processos Fotográficos, Produção de Áudio e Vídeo, Publicidade, Regência e Teatro, ofertados tanto nos Centos de Educação Profissional quanto no projeto Escolas Culturais, em vários Territórios de Identidade da Bahia.

Os interessados devem possuir diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, de acordo com a função e/ou área de atuação. O processo seletivo simplificado será constituído de uma única etapa – avaliação curricular -, de caráter eliminatório e classificatório. O resultado provisório dos candidatos habilitados será divulgado no dia 25 abril, no Portal da Educação, com prazo para recursos abertos nos dias 26 e 27 de abril. A relação definitiva dos candidatos habilitados será divulgada no dia 4 de maio, para que encaminhem a documentação de comprovação da avaliação curricular.

Acesse o edital no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Mais 1.327 jovens são beneficiados com o Programa #PartiuEstágio   

gove 

Mais 1.327 estudantes universitários, da capital e do interior, estão sendo beneficiados pelo Governo do Estado com o Programa #PartiuEstágio. Deste total, 733 jovens de Salvador e Região Metropolitana assinaram o termo de compromisso, nesta segunda-feira (16), em solenidade no auditório do Senai/Cimatec, com as presenças do governador do Estado, Rui Costa, e do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro. Desde 2017, ano de criação do programa, 5.833 jovens já foram contemplados em toda a Bahia.

“O estágio sempre existiu no Estado, só que não tinha um regulamento único, e cada órgão fazia de um jeito. Aqui nós estamos dando a oportunidade de forma transparente. A inscrição é pela internet. Os critérios de seleção são transparentes, publicados previamente em decretos, e, portanto, nós já temos mais de cinco mil jovens fazendo estágios na Bahia, tanto de universidades públicas como de universidades privadas”, afirmou o governador Rui Costa, que anunciou ainda a convocação de mais mil jovens nos próximos dias.

O governador Rui Costa explicou ainda que um dos critérios para a admissão dos jovens no programa é que eles sejam inscritos no CadÚnico. “Fico feliz porque, junto com o programa Primeiro Emprego, que nós também já temos mais de cinco mil jovens, nós vamos somando aí mais oito mil do Mais Futuro, em que o estudante universitário recebe uma bolsa através das universidades estaduais; e temos um total de 18 mil jovens recebendo um apoio do Governo do Estado como incentivo aos estudos”, acrescentou.

Para o secretário da Educação, Walter Pinheiro, o programa #PartiuEstágio, assim como o Primeiro Emprego e o Mais Futuro, são associados ao processo de Educação. “Todos os programas criam uma estrutura de consolidação do aprendizado do estudante, propiciando a utilização da estrutura pública como ferramenta de inclusão e cobertura desta demanda. Portanto, é importante que compreendamos que estamos conseguindo promover a inclusão e a transformação social, pois não queremos uma escola com ‘apertadores de botão’. A escola é um lugar onde há humanização e a consolidação do processo de cidadania, mas também há o encontro da vocação. Então para que os jovens possam encontrar suas habilidades e competências, esses programas são fundamentais para contribuir nesta formação”, disse.

Caroline Ferreira da Cruz, 22 anos, do curso de Psicologia da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), vai fazer o estágio na Secretaria da Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e está cheia de expectativas. “Chega um momento do curso que precisamos entrar no dia a dia da prática da profissão. Isso nos faz entender, realmente, como deveremos proceder e exercer o que aprendemos na teoria. Minha perspectiva é que essa oportunidade abra portas futuramente dentro do mercado de trabalho”, disse.

Já Marcos Barros, 23, estudante de Licenciatura em História, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a oportunidade de estagiar na Secretaria da Educação do Estado, vai ampliar seus conhecimentos na Educação. “Estou muito empolgado em estagiar na Secretaria. Sei do trabalho realizado nas diversas modalidades de ensino, como a Educação Indígena, e espero absorver muito aprendizado durante meu período de estágio”, afirmou.

Sobre o Programa – O #PartiuEstágio contempla estudantes dos cursos de graduação presencial, em instituições de ensino superior, quer sejam, estaduais, federais ou particulares, sediadas na Bahia e que já tenham concluído, no mínimo, 50% do curso. Para participar, o interessado deve se inscrever no programa em datas divulgadas pela  Secretaria da Administração do Estado. Saiba mais: http://www.programaestagio.saeb.ba.gov.br/#/app/inscricao/login

Secretaria da Educação do Estado convoca  aprovados em seleção REDA em toda a Bahia

seleçaoProfessor015

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está convocando os candidatos aprovados nos processos seletivos realizados, em 2017, pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para professores e profissionais da Educação. As convocações acontecem mediante publicações de editais no Diário Oficial do Estado (DO). Até o momento, a Secretaria já convocou 5.524 educadores.

A orientação é para que os aprovados compareçam, imediatamente, ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) para os quais foram convocados, para os procedimentos necessários à contratação e encaminhamento às unidades escolares que possuem vaga para assumirem suas funções. Os editais de convocação podem ser conferidos no Portal da Educação:http://institucional.educacao.ba.gov.br/selecaoconcursos

Para ampliar o quadro e investir, ainda mais, na carreira do magistério estadual, a Secretaria realizou o concurso público para 3.760 vagas de professores e coordenadores pedagógicos, em 2018, com resultado final a ser divulgado no dia 12 de junho.

Inscrições para a Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente encerrará amanhã (17/04)!

infantojuvenil

O prazo das unidades escolares para inscrição da III Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente encerra nessa terça (17/04), esse ano o projeto tem como tema: “As escolas da Bahia cuidando das águas”.

Para participar da etapa territorial que acontecerá no dia 26 de abril as escolas deverão estar oficialmente inscritas, atendendo aos critérios de participação. Os projetos participantes devem ter estudantes de 11 até 14 anos (15/06/2004 até 01/01/2007).

Cada escola poderá levar quatro pessoas para o evento do dia 26 deste mês, dentre elas, um delegado responsável pela apresentação do projeto vencedor, onde terá um tempo limite de cinco minutos para apresentação, as unidades escolares de ilhéus irão ser contatadas a respeito do transporte.