Educadores irão apresentar experiências dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura na Campus Party Bahia 2018  

 Campus Party_ Cópia

Os participantes do Campus Party Bahia 2018, que começa nesta quinta-feira (17), na Arena Fonte Nova, em Salvador, vão poder conhecer as diversas atividades desenvolvidas nos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) em toda a Bahia. Na programação, serão realizados palestras e workshops voltados para robótica, games, produção sonora, ferramentas, aplicativos e software livres utilizados na Educação, na Área Comunidades.  Com parceria do Governo do Estado, o evento terá 300 horas de atrações, com a expectativa da participação de 90 mil pessoas nos quatro dias do encontro. A abertura será às 9h, com a participação do secretário da Educação, Walter Pinheiro.

O professor Jaime Azevedo, do CJCC Salvador, destaca a importância de desenvolver trabalhos vinculados à Educação dentro do espaço de tecnologia. “Os Centros Juvenis são protagonistas na produção de games para a utilização na sala de aula. Com a participação dos estudantes da rede estadual desenvolvemos projetos que podem ser apropriados por educadores para o ensino aprendizagem. Sempre valorizando softwares livres já que estamos ligados à rede pública”, destaca o educador, que estará no Workshop ‘Quer saber como funcionam os Games?’, nesta quinta-feira, às 16h.

Ainda fazem parte da programação, os workshops ‘Você conhece os Centros Juvenis de Ciência e Cultura?’, com o coordenador Iuri Rubim; ‘Comic glasses’, com as professores Janair Borges e Angelita Souza (CJCC Senhor do Bonfim); Produção Sonora, com o professor Alexandre Rebouças (CJCC Salvador); Scratch, com o professor Arlindo Matheus (CJCC Barreiras); Painel Interativo, com o professor Elton Barreto (CJCC Salvador); Case Mod/computador tela invisível e pepakura, professores Cleber Franco e Angelita Souza (CJCC Senhor do Bonfim); Camisas High tech, com os professores; e o talk Jogos Choices e Aedes Adventure desenvolvidos no Scratch, com o monitor Lucas Rodrigues (CJCC Vitória da Conquista).

Educação Profissional – Além do CJCC, estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CETEP) Empreende Bahia, localizado no bairro de Água de Meninos, em Salvador, irão apresentar os projetos Mostra de Vídeos: Tecnologia e Empreendimento e Projeto 4P´s: Marketing Ideias Criativas e Inovadoras. A apresentação será às 11h, na sexta-feira (18), no Espaço da Aceleradora Vale do Dendê.

Veja programação do CJCC:

17/5 às 16h – Quer saber como funcionam os Games? – Jaime Azevedo (CJCC Salvador)

Desenvolvimento de jogo estilo Tower Defense com o tema Sistema imunológico com o título provisório e Vírus Defense. Utilizaremos o Blender 3D e o Engine Unity bem como outros softwares livres como Gimp e Inkscape.

17/5 às 16h – Jogos Choices e Aedes Adventure desenvolvidos no Scratch – monitor Lucas Rodrigues (CJCC Vitória da Conquista)

O Choices tem o objetivo de provocar reflexões sobre alimentação, saúde e qualidade de vida. O jogo Aedes Adventure foi desenvolvido com realidade aumentada para que os jogadores possam, com o movimento do corpo, acabar com o mosquito e seus criadouros.

18/5 às 13h – Você conhece os Centros Juvenis de Ciência e Cultura? – Iuri Rubim (Coordenador CJCC)

Venha conhecer os Centros Juvenis de Ciência e Cultura, laboratórios pedagógicos onde não há provas, a participação dos alunos é voluntária e eles aprendem se divertindo.

18/5 às 15h – Workshop Comic glasses – Janair Borges e Angelita Souza (CJCC Senhor do Bonfim)

Workshop para a produção de óculos de heróis de quadrinhos (comic glasses) ou personagens do universo geeks, elaborada para oportunizar os interessados a criarem sua fantasia de maneira criativa, divertida e sustentável, com produção DIY.
18 /5 às 18h – Produção Sonora – Alexandre Rebouças (CJCC Salvador)

Ação de produção sonora a partir de software livre.

19/5 às 10h30 – Case Mod/computador tela invisível e pepakura – Cleber Franco e Angelita Souza (CJCC Senhor do Bonfim)

Exposição e explicação dos passos para a produção de um case mod.

19/5 às 12h – Camisas High tech – Edjanne Amaral e Janair Borges (CJCC Senhor do Bonfim)

Demonstração da produção de camisetas com a utilização do aplicativo.

19/05 às 13h – Workshop Scratch – Arlindo Matheus (CJCC Barreiras)

Apresentação da ferramenta Scratch dentro do ambiente educacional. Como é utilizada no Centro Juvenil, mostrando a possibilidade do desenvolvimento das disciplinas (Português, Matemática, Biologia etc.) com o uso da programação. Elaboração de animações que possibilitem a interdisciplinaridade.

19/5 às 15h – Workshop Painel Interativo – Elton Barreto (CJCC Salvador)

Tutoria e montagem de robôs educacionais juntamente com exibição da montagem do Painel Interativo.