Mais de 530 mil matrículas já foram realizadas na rede estadual de ensino

Mais de 530 mil matrículas já foram confirmadas, até a manhã desta quinta-feira (24), na rede estadual de ensino. A matrícula é toda informatizada e deve ser feita até 29 de janeiro, em todas as escolas estaduais da capital e do interior. Segundo a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana Carvalho, a matrícula foi realizada com normalidade nesta quinta-feira (24), segundo dia dedicado aos estudantes concluintes do Ensino Fundamental.

De acordo com a gestora, o fato de a matrícula ser informatizada e também poder ser realizada pela internet, por estudantes da rede estadual e por alunos oriundos das redes municipais de Salvador e mais 59 municípios, facilita o atendimento. “Nossa capacidade de atendimento vai além da demanda nos três turnos, para mais de um milhão de estudantes.E é importante frisar que a rede está preparada para receber a todos que nos procurarem”, afirmou.

De acordo com o calendário de matrícula, nesta sexta-feira (25) serão matriculados os novos alunos do Ensino Fundamental vindos da rede particular de ensino ou de outros estados. O processo para esses estudantes será feito somente presencialmente, em qualquer escola estadual, mesmo não sendo a unidade que vai escolher para estudar.Na segunda (28) e na terça (29), a matrícula será para os novos estudantes do Ensino Médio que vêm da rede particular ou de outros estados. Neste caso, o processo também somente poderá ser feito presencialmente, em qualquer colégio da rede, e se dará nas diferentes modalidades, a exemplo da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

mobiliario

Documentação

Para a efetivação da matrícula, devem ser apresentados na unidade escolar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar ou do Atestado de Escolaridade (que deve ser substituído pelo original do Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Nascimento; original e cópia do CPF.

É preciso apresentar ainda original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU e cartão de crédito ou TV por assinatura). Neste ano, se tornou obrigatória a apresentação da original e cópia da Carteira de Vacinação para estudantes com até 18 anos.

O ano letivo de 2019 da rede pública estadual começa em 11 de fevereiro e se encerrará no dia 16 de dezembro, totalizando uma carga horária mínima de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.