Semana Pedagógica mobiliza comunidade escolar a partir desta segunda-feira (4)

 jornada pedagogica

 

A preparação para o ano letivo 2019 na rede estadual de ensino começa na segunda-feira (4), com a Semana Pedagógica, que segue até sexta-feira (8), em todas as escolas estaduais. A abertura da atividade, em Salvador, será às 8h, no Colégio Estadual Norma Ribeiro, no bairro do Arenoso e marcará o primeiro contato do novo secretário Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, com a comunidade escolar, e estará acompanhado por Walter Pinheiro, que tomará posse na Secretaria do Planejamento do Estado, na quinta-feira (7).

>> Clique aqui para cessar o site da Semana Pedagógica

A jornada pedagógica na rede estadual está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes irão discutir ações e atividades, bem como avaliarão o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.

A programação da Semana Pedagógica inclui: apresentação sobre o Novo Ensino Médio; linha do tempo “Escuta Inspiracional à elaboração do Currículo Bahia”; apresentação dialogada para saber como fica o planejamento da unidade escolar a partir das orientações gerais do Currículo Bahia e, também, referente às orientações pedagógicas para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Outros destaques são oficinas sobre temas como Refletindo sobre competências e habilidades; Refletindo sobre aprendizagem contextualizada no século XXI; Avaliação da aprendizagem; Trajetórias de sucesso escolar; e Análise situacional através de matriz swot.