Diversas atividades dinamizam a volta às aulas nas escolas do interior

inicio das aulasO ano letivo na rede estadual de ensino começou com muitas dinâmicas nas escolas do interior. Além do acolhimento aos alunos pelos gestores e professores, os alunos participaram de apresentações artísticas e culturais e de palestras motivacionais sobre a importância da escola como um ambiente de protagonismo estudantil e de construção da cidadania.
No Colégio Polivalente de Itapetinga (458 km de Salvador), seis estudantes foram premiados por terem lido pelo menos dez livros cada um, em 2018. A professora das disciplinas de Geografia e de Gestão e Impactos Socioambientais, Cristine da Silva Vieira, disse que a premiação foi uma forma de estimular o gosto pela leitura e a conexão com o processo de ensino e aprendizagem. “Os seis alunos se destacaram no projeto de leitura e achamos fundamental colocar isso como um exemplo logo no primeiro dia de aulas. Também falamos sobre a importância da participação deles nos projetos estruturantes de arte, cultura e ciência, por exemplo, e nos seminários que nós planejamos durante a Semana Pedagógica”, afirmou a educadora.
Para a estudante Maiara Santos, 17, que está no 4º ano do curso técnico em Administração, a expectativa é viver intensamente o último ano de estudos no Polivalente. “Vou aproveitar, ao máximo, o meu último ano aqui no colégio. Esse curso vai ser muito bom para a minha carreira, pois pretendo cursar futuramente a faculdade de Administração”, revelou.
No Colégio Estadual Cecílio Matos, localizado em Juazeiro (508 km da capital), o acolhimento dos estudantes ocorreu de forma motivacional. “Fizemos palestras sobre a importância de estudar, sobre o perfil do bom aluno, além da leitura das normas e regras da escola, destacando as perspectivas para o ano que se inicia. Deixamos claro a confiança que nós temos no potencial de cada estudante e que isso vai contribuir para um bom resultado”, destacou a diretora Maria Tânia Mota Gomes.
Em Arataca, no Colégio Estadual Bráulio Xavier, durante a primeira semana de aula, acontecem oficinas temáticas, nos primeiros horários para todos (as) os (as) alunos (as) e para sexta-feira está sendo organizada uma gincana do conhecimento.