A testagem para o novo Coronavírus em estudantes, professores e funcionários da rede estadual de ensino chegou ao quinto dia nos municípios de Itabuna e Ilhéus e segue até o dia 21 de agosto. A iniciativa, que faz parte do protocolo para a tomada de decisões relacionadas à retomada do ano letivo, mesmo ainda sem a data de retorno definida, já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca e, atualmente, também está sendo executada no município de Jequié, até o dia 19 de agosto. O atendimento nas escolas é das 8h às 17h.
O estudante Luiz Felipe Pandini, 16, 3º ano, do Colégio da Polícia Militar de Itabuna, localizado em Itabuna, já garantiu o seu teste. “Agradeço ao Governo do Estado por esta iniciativa, pois a testagem é muito importante para nós, estudantes, para nos sentirmos mais seguros nesta época de pandemia”, afirmou.
Quem também já fez o teste foi o estudante Leandro Almeida Silva, 25, que estuda a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Colégio Estadual Paulo Américo, localizado em Ilhéus. “Graças ao Governo do Estado, a gente está tendo a oportunidade de saber o índice de contaminação da COVID-19. Portanto, esta testagem é muito importante”.
O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Hélder Amorim, falou sobre a importância da testagem. “A testagem tem uma característica muito importante, que é a gente perceber, de maneira científica com o uso de metodologia adequada, como é que se comporta a contaminação do Coronavírus com estudantes, professores e funcionários, para respaldar tomadas de decisões. A ação vai além da comunidade escolar, na medida em que também contribui para a prevenção e o cuidado de estudantes, professore e funcionários das escolas juntos aos seus familiares”, explicou.
Em Ilhéus, serão testadas 12.327 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários, de 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas. Já em Itabuna, a testagem acontece em 14 unidades escolares e deve alcançar 12.011 pessoas.
Para o atendimento, todas as unidades escolares foram preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os professores e demais pessoas a serem testados deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais de testagem. Ao entrar, todos são direcionados para a higienização correta das mãos.
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026
E-mail: ascom@enova.educacao.ba.gov.br
www.educacao.ba.gov.br