Estudantes revisam conteúdos de Geografia no aulão ENEM 100% desta terça-feira

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu mais um aulão virtual, nesta terça-feira (22), dentro do projeto ENEM 100%. A atividade on-line, desta vez, foi voltada aos conteúdos de Geografia, com transmissão ao vivo na página do Youtube “Educação Bahia”. A iniciativa visa auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

A estudante Geovana Melo e Silva Tavares, 17, 3º ano do Colégio Estadual Coriolano Carvalho, em Feira de Santana, conta que é assídua nos aulões do ENEM 100%. “Não perco uma aula, assisto a todas. Por conta da pandemia, nós, alunos do 3º ano, ficamos preocupados, tensos, por conta do ENEM. Terceiro ano é uma cobrança a mais e aí temos que focar ainda mais nos estudos, afinal é o nosso último ano e, depois, iremos fazer vestibular, ENEM. Mas para entrarmos na universidade, precisamos estar preparados e essas aulas virtuais estão nos ajudando bastante, pois trazem conteúdos e dicas importantes; tiram as nossas dúvidas e, de alguma forma, nos deixam mais aliviados por saber que estamos sendo preparados para o ENEM e para a vida”, relatou a estudante, que revela ser estudiosa e pretende fazer Direito.

No aulão, o professor Engeberto Apolinário focou em temas como situação do saneamento no Brasil e o que muda como novo marco legal de saneamento, além da relação entre estrutura sanitária e saúde pública. Para quem está se preparando para a prova do ENEM, considera o educador, é sempre bom ter conhecimento sobre os conteúdos mais recorrentes em cada área de conhecimento. No caso de Geografia, ele cita temas como globalização, agropecuária (técnicas e ritmo de produtividade, questão fundiária e danos ambientais), cidadania e direitos humanos, população, questão urbana, comércio, problemas ambientais e cartografia.

“Oriento meus alunos que pretendem fazer uma boa prova a assistirem às aulas do ENEM 100%, que é uma ferramenta que abre novas possibilidades de redução da exclusão social. Além disso, sugiro que resolvam questões; assistam a vídeos no YouTube; e exercitem a escrita, conectando a redação com as informações das áreas de conhecimento e refletindo como agir para resolver problemas”, deu as dicas o professor Popó, como Apolinário é conhecido pela comunidade escolar dos colégios estaduais Professora Maria de Lourdes Parada Franch, no bairro de Pau da Lima, e Nelson Barros, em Cajazeiras X, em Salvador, onde atua como docente.

Componentes curriculares – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, até o dia 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.

Ainda no Portal da Educação o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra importante ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o “Estude em casa”, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa “Hora do ENEM”, exibido de segunda a sexta, às 18h.

Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026
E-mail: ascom@enova.educacao.ba.gov.br
www.educacao.ba.gov.br